Actual
O sucesso... de quem?
A talhe de foice
Pedras
Actual
Olhó comboio
Actual
A dama de Berlim é que falou claro
Crónica Internacional
A China e o futuro
Mais fortes para ir mais longe
Na sua primeira intervenção pública após a greve geral, o Secretário-geral da CGTP-IN reafirmou que se tratou de uma luta excepcional, pelo grande impacto em Portugal e por ter ultrapassado as fronteiras nacionais. Remetendo para a reunião de hoje do Conselho Nacional da central, Arménio Carlos assegurou que «em Dezembro vai haver luta, vamos dar uma resposta ao nível da CGTP-IN».
Há condições e obrigação
No 10.º Congresso da US Porto, o Secretário-geral da CGTP-IN defendeu que, «depois desta greve geral, temos infinitas possibilidades para desenvolver o nosso trabalho».
Congresso da USP <br>valoriza exemplo
A maior também na indústria
Lembrar o militante <br>das palavras imprescindíveis
Se fosse vivo, José Saramago tinha completado, no passado dia 16, nove décadas de um percurso construído a pulso, agraciado por prémios e honores, mas que teve no reconhecimento e estima dos povos talvez a maior das distinções. Caminho vincado pela repulsa à injustiça, à cupidez, ao obscurantismo e à exploração, e que por isso andou unido à luta pelo projecto revolucionário do Partido Comunista Português, que quis que fosse o seu para sempre.
<font color=0093dd>Como ir e voltar do Congresso</font>
Emigração elege delegados
Resposta combativa <br>à ofensiva das troikas
No rescaldo daquela que foi uma das maiores greves gerais realizadas em Portugal, as organizações do Partido analisam os seus resultados e apontam a intensificação da luta como o caminho para derrotar o Governo, a troika e a sua política.
Forte em todos os sectores
Solidariedade comunista
Câmara «fura» greve
O maior acontecimento da História
Em tempos de acesa luta de classes e de preparação do XIX Congresso, a organização do Partido não deixa de evocar a grande Revolução Socialista de Outubro.
PCP no Líbano
Seis semanas pelo País
Com mais de sete mil quilómetros percorridos até segunda-feira, quando saiu do Algarve, a «Caravana do Protesto, Luta e Afirmação» entrou hoje no Distrito de Lisboa.
Dia de «chumbar» o OE
Jornalistas analisam crise
Momentos de luta!
Em ano de centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, a JCP está empenhada na luta pelos direitos da juventude, como aconteceu na greve geral de 14 de Novembro, ou, mais recentemente, no Encontro Nacional de Ensino Secundário e na Conferência Nacional do Ensino Superior, que se realizou, sábado, na «Voz do Operário», em Lisboa.
Sem confisco <br>nem assalto fiscal
Chama-lhe «as bases de um orçamento anti-troika». Abarcam quatro áreas – a renegociação da dívida directa do Estado, o financiamento do Estado, a recapitalização da CGD, a equidade fiscal – e são, em síntese, as propostas do PCP que estruturam um orçamento alternativo ao que o Governo apresentou ao País.
Propostas do PCP <br>de alteração ao OE para 2013
Para reduzir o sufoco
Respeitar as pessoas
Fim ao massacre em Gaza
Tal como está a acontecer um pouco por todo o mundo, também Portugal se mobiliza em defesa da paz e dos direitos inalienáveis do povo da Palestina. Hoje há concentrações em Lisboa e no Porto.
Força e determinação
Meio milhar de pessoas manifestou-se, sábado, em Braga contra agregação de mais de 200 freguesias no distrito. O PCP saudou a luta de todos contra a Lei da Reorganização Administrativa do Território Autárquica.
Equador acolhe FMJE
A revolução russa e Portugal
O repúdio da austeridade
Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se no sábado, 17, nas capitais da República Checa, Eslovénia e Bulgária. Por toda a parte exigiram a demissão dos governos e o fim das políticas de empobrecimento.
Luta do presente
Mais de 20 mil pessoas manifestaram-se, no sábado, 17, em Atenas, para assinalar o 39.º aniversário do levantamento estudantil de 1973 contra a ditadura da junta militar.
Vaxevanis volta a tribunal
Britânicos pagam buraco da banca
TPI absolve general croata
Irreconciliável confronto
Inferno na Faixa de Gaza
Os bombardeamentos indiscriminados de Israel já provocaram centenas de vítimas e uma vaga de destruição na Faixa de Gaza, ameaçada por nova invasão terrestre. O Conselho Mundial da Paz acusa Israel de aproveitar a agressividade dos EUA e da NATO no Médio Oriente, e o PCP adverte para o desencadeamento de «um conflito militar de grandes proporções e de dramáticas consequências no plano regional e internacional».
Cuba recebe apoio esmagador na ONU
A rejeição do bloqueio norte-americano a Cuba bateu todos os recordes de votação na Assembleia-geral das Nações Unidas. No total, 188 países exigiram o fim da política criminosa dos EUA e o respeito pela soberania das nações.
Latino-americanos arrasam «austeridade»
FARC unidas pela paz
Antenas dos EUA no Golfo da Guiné
A dimensão da destruição já realizada e em curso
Governo e troika estão empenhados em destruir aquilo que muitos designam como «Estado social» através do estrangulamento financeiro. Para tornar claro isso, e para se poder ficar com uma ideia das consequências para os portugueses dos cortes enormes nas despesas com as funções sociais do Estado, ou seja, com a Educação, a Saúde e Segurança Social constantes do OE-2013, assim como do novo corte de 4000 milhões de euros acordado pelo Governo e troika, interessa analisar os que já se verificaram ou estão a ser aplicados, até porque os novos cortes se vêm adicionar a estes.
Subversão do princípio da progressividade do IRS
O Avante!, na sua edição de 27/9/2012, chamou atenção para o Artigo 104.º da Constituição, o qual estabelece o princípio da progressividade do IRS. A subversão desta norma constitui um atentado ao normativo constitucional, facto que deve levar os portugueses a lutarem pela reposição da legalidade.
Combater o mau governo de Lisboa
Os sinais de aviso e as realidades na cidade são preocupantes. Cresce o encerramento de empresas, há quebras brutais de receitas por exemplo na restauração, há perda de empregos, mais cortes de salários e de pensões. Diminui o poder de compra da que era chamada a classe média, os trabalhadores e os mais desfavorecidos lutam pela sobrevivência e pela dignidade.
TVisto
Os impunes
Músicas
<i>Get back!</i>
Memória
Francisco Miguel, <br>banqueiro de amizades
Religiões
Ibéria: uma rampa de lançamento
Autor: Monginho